Patioba: Os concursos, os super descontos e outros que tais....

quarta-feira, agosto 17, 2005

Os concursos, os super descontos e outros que tais....

Muito me inquieta a predisposição existente em determinadas pessoas para se conduzirem directamente ao abismo do consumo.

E, esta predisposição verifica-se nos mais variados cenários ou com todo e qualquer bem de consumo.

Vejamos, então, a vertente concursos:

Vinha, hoje, a ouvir no rádio um concurso cujo prémio era uma t-shirt (?!!!) de um dos 3 “grandes”clubes de futebol. Os concorrentes enviam um sms com as iniciais do clube de preferência, uma das sms é escolhida e o vencedor, para o ser, de facto, ainda tem que cantar o hino de outro clube de futebol, que não o seu. Em directo, mesmo desafinando, mesmo furando os tímpanos ao incauto ouvinte!

Também hoje de manhã, não sei se nessa rádio, se noutra, os concorrentes tinham que gritar “Golo”, de um só fôlego. Prémio - um jogo playstation de futebol...... para aquele que aguentasse mais tempo o “ooooooooooooo” sem respirar.......


Tragam, agora, um carrinho de supermercado e vamos espreitar os super descontos. Vá, façam lá as comprinhas - atenção que aquele quiosque com tostas e queijo não é um restaurante! É só para promover uma variedade de queijo com essência de água de rosas, OK? É favor pegar numa tosta e continuar as compras! Agradecida! No fim dirijam-se à caixa..... a que tem menos pessoas é a 4, coloquem o material no tapete e esperem que a senhora dê uns selos minúsculos para colocarem na caderneta.....

São para quê, os selos? Para comprarem um trem de panelas ou um faqueiro. Por cada 5 euros de compras têm um selo, depois, é só juntar, de acordo com os objectos que pretendem e pagar a diferença. Por exemplo, uma frigideira são 4 selos (20 euros em compras) mais 15 euros em dinheiro.... e já está! Artigo comprado, por um preço imbatível! 35 euros! 7 contos!

Depois, é chegar a casa e colocar a frigideira ao pé das outras panelas e tachos e reparar, como que por magia, que não combinam. Acende-se, então, a luz do abismo consumista e conclui-se que o melhor é comprar o resto do trem. Toca de voltar ao supermercado, como se não houvesse amanhã, para comprar tudo aquilo que faz falta e, também o que não faz, porque urge juntar os selos antes que termine a campanha.

Eu só gostava é de perceber porquê....

10 Comments:

At 10:40 AM, Blogger Humor Negro said...

O surgimento das promoções desenfreadas está intimamente ligada à perda de poder de compra. Embora tenha começado como uma maneira de as marcas menos criativas e inovadores se diferenciarem face às outras (já que não tenho nada a mais ao menos faço um preço mais baixo), alastrou-se nos últimos anos (principalmente a partir de 2001) a uma série de categorias que não precisavam da promoção para sobreviver. A coisa chegou a um ponto que a promoção é a razão da sua própria existência - um jornal ou uma revista venderá o mesmo sem uma oferta de capa? um pacote de batatas fritas sem brinde é interessante para as crianças? Duvido.
Em suma, a tesúria generalizada do consumidor, e o desespero de cumprir objectivos das marcas, desembocaram na super e sempre constante promoção.
(há bastante tempo que não fazia um comment sério... estou a perder qualidades).

 
At 10:56 AM, Blogger Patioba said...

Não estás nada! É sempre bom ler a tua opinião, mesmo que séria! Se bem que estava à espera de qualquer coisa que envolvesse somalis ou, no mínimo um bigode bem farfalhudo por cima de uma petuberância estomacal acentuada... ;)

A minha dúvida não está nos "emissores" da promoção, porque aí, temos, para além das tuas razões, mais N mil.

A minha dúvida é saber o que motiva o consumidor a embarcar incondicionalmente nesses jogos! Parece-me, até, que isto desvirtua o conceito e regras publicitárias. No caso das revistas, que tão bem lembraste, a capa deixa de ser o motivo da venda, transferindo-se este para o objecto que vem enrolado em celofane com a dita revista. Nem que sejam uns míseros chinelos de plástico.... a verdade é que o pessoal compra..... e compra pela oferta. É esta motivação que me transcende... mas como acho que sou imune à publicidade.... sou suspeita....

 
At 11:38 AM, Blogger just me said...

Acho que são casos onde o "barato sai caro"!!!!!
Eu não sou nada dada a essas promoções e raramente adiro! Só mesmo se a vantagem for muito boa!
Confesso que nessas promoções de "ligue e se acertar na resposta ganha um prémio", concorri uma vez. O prémio? O direito de estar em pleno palco no Estádio de Alvalade com os Bon Jovi!
Ora aqui está uma óptima vantagem!!!!! :D

 
At 11:53 AM, Blogger Patioba said...

Just me, ganhar bilhete para os Bon Jovi, ainda que não goste deles...., é completamente diferente de ganhar uma colher de pau.... :D:D:D:D:D:D:D:D

 
At 12:12 PM, Blogger Cristina said...

Agora, com licença, vou eu dizer de minha justiça:

Acho que é tudo proporcional é disponibilidade mental dos consumidores, e mais uma vez vamos tocar na tecla do costume! A falta de horizontes mentais ou culturais, sejam lá o que forem, são a base deste disparate de crescimento de inutilidades... e é inevitavel a comparação com a tv que temos! É simplesmente pruduto acabado para o tipo de população!
Pobresa total.

(hoje tb estou séria. Séria demais.)

 
At 12:14 PM, Blogger Cristina said...

PRODUTO
PRODUTO
PRODUTO
PRODUTO
PRODUTO

(dei mais algum erro?)

 
At 1:02 PM, Blogger Patioba said...

:D:D:D:D:D:D:D:D:D

Queres um caderno de duas linhas????

 
At 1:32 PM, Blogger Mushu said...

Comprar, comprar, comprar, comprar, comprar... uffff...
(O Sabor do vento está em promoções, aceda ao blog e terá a oportunidade de ver o mesmo cartoon 3 vezes em vez de uma!)

 
At 1:34 PM, Blogger Patioba said...

Presumo que o preço seja o mesmo... :D:D:D:D:D:D:D

 
At 5:26 PM, Blogger B-Good said...

confesso q passei por cá só pra dizer olá e fiquei esmagada pela verve destes bloggers (sim, humor, tou s ar), mesmo conhecendo bem a dona da casa.
noutras circunstâncias até comentaria, mas n tenho tempo.ai! tou cheia d trabalho e ainda quero ir aos saldos ;))))

 

Postar um comentário

<< Home