Patioba: “Qualquer semelhança é pura realidade”, episódio 4 de N

terça-feira, agosto 16, 2005

“Qualquer semelhança é pura realidade”, episódio 4 de N

Serafim aguardava que o chamassem para comparecer perante o Sr. Juiz. Era acusado de ter aumentado a casa sem a devida licença. Tal facto nem é de estranhar, uma vez que Serafim é daquelas pessoas para quem as leis são uma coisa inventada por imbecis (não estará muito longe da realidade) para outros imbecis cumprirem. Tendo-se numa conta superior ao valor de mercado do “supra-sumo da batata”, naturalmente, não teria que ter pedido licença nenhuma. Mais a mais chovia-lhe dentro de casa, há já alguns anos, é verdade, mas algum dia tinha que ser, a obra tinha que ser feita. Depois, a licença demorava muito tempo e ele, desocupado há vários anos, não tinha tempo a perder!

O aviso do tribunal ameaçava com multa pesada. Quando toca a dinheiro, Serafim não deixa por mãos alheias. Aliás, tem uma conta bancária só dele, que ninguém da família sabe em que banco está, não vá algum dos filhos ou a própria mulher lembrar-se de lhe surrupiar o dinheiro e aplicá-lo em alguma coisita para benefício próprio. Por isso, está bom de ver que não fazia intenção de assumir uma postura de reconhecimento de culpa perante o juiz. Levava, claro está, o discurso bem preparado. A mim ninguém me apanha, que eu sou mais esperto que vocês, pensava para os seus botões. Serafim valia-se da provecta idade para dar ares de desamparado – afinal, sempre tinha quase 80 anos, não obstante o facto de apresentar uma compleição física de fazer inveja a muitos jovens de 60.

Chegado a casa, ninguém percebeu o que se passou no tribunal. Serafim só contou aquilo que lhe era conveniente:

- Eu disse ao juiz que tinha tido um AVAC e ele perdoou-me a multa!, explicava.

A linguagem técnica de medicina deixou todos baralhados. Que raio será um AVAC....

Se foi assim ou não, nunca chegaremos a saber, uma vez que o juiz não está autorizado a falar sobre o processo, apesar da minha insistência (!!) e o Serafim não se descose. A verdade é que o papel que Serafim trouxe do tribunal é esclarecedor: ARQUIVADO!

4 Comments:

At 12:04 PM, Blogger Humor Negro said...

nada como a figura jurídica do AVAC para resolver sumariamente qualquer problema.

 
At 1:33 PM, Blogger just me said...

AVAC?????? Eu hoje estou nos meus piores dias de "loirismo", mas fico contente por ver que a saga continua!!!!! :D

 
At 3:37 PM, Blogger just me said...

É impressão minha ou a blogosfera está um bocadinha "morta"???

 
At 4:41 PM, Blogger Patioba said...

Está, Just me... muito! ;)

 

Postar um comentário

<< Home