Patioba: E o dia começou bem.....

sexta-feira, agosto 12, 2005

E o dia começou bem.....

Fiz umas quantas declarações de IVA incorrectas, há uns anitos atrás. Não me entendo mesmo com números! Por isso, fiz a primeira, as despesas eram sempre idênticas, e fui copiando pela anterior. A determinada altura enganei-me numa conta – o que em mim não é defeito, é feitio! – e, a partir daí, todas as declarações passaram a estar erradas.

As Finanças detectaram o erro numa delas e escreveram-me, para acerto de contas. Lá fui, levando a declaração de IVA por eles indicada e as seguintes, que assim tratava de tudo ao mesmo tempo. Logo na altura fiquei “boquipasmada” (como diria Mia Couto). Só poderia regularizar a situação da declaração constante do aviso. Em relação às outras...... restava-me aguardar a citação, por carta! Atirei-me para o chão a rir, claro está! Mas fiz aquilo que me pediram

2 anos depois.... lá chega o aviso para regularização de uma das outras declarações. Direitinha à caixa multibanco..... surpresa.... a referência multibanco está errada! Sobem-se-me os azeites e toca de ligar à repartição de finanças para saber o que se passava e de que forma eu poderia resolver a situação.

Pois.... “temos pena!”! Não posso resolver sem ir à repartição de finanças. E já agora, pergunto eu, quem é o serviço responsável pela emissão dos documentos? Pois que o funcionário não sabe, porque só trabalha na tesouraria. Pelo menos sabia o nº de telefone para onde eu podia ligar. Telefonei!

Agora esperem um bocadinho, que vou só ali gritar e já volto!

Bom, telefonei e o senhor informa-me que não é ali que são passadas aquelas declarações, EMBORA TAMBÉM NÃO SAIBA ONDE SE PASSAM! Não faz mal, eu descubro!, penso, para os meus botões. Informou-me, também, que não é a primeira vez que isto acontece e que a culpa deve ser da SIBS! Alguém tinha que ter culpa, está bom de ver..... Toca de telefonar à SIBS. Vão averiguar e depois entram em contacto comigo!

Entretanto, continua a busca pela descoberta do autor da declaração. Que eu chego lá, não fosse eu teimosa por herança do lado paterno!

10 chamadas telefónicas depois, fartinha de ouvir a mensagem – e atentem bem nesta pérola da expressão oral: “Devido ao elevado número de tráfego que neste momento estamos a receber, prevemos que o tempo de espera seja superior ao desejado. Por favor, tente mais tarde.”, lá consegui que me atendessem. Claro que me deram outro número para ligar.......

Só um bocadinho que agora estou com palpitações...... tenho que tomar o comprimidinho!

Muito melhor, agora! Liguei, então para o outro número e, mais uma vez, não era ali que o meu problema iria ser resolvido.... e porque é que isto não me espanta. Tenho, portanto, que voltar a telefonar para o call center, o tal que me encaminhou para este último número e continuar a ouvir, como se de uma penitência se tratasse, a famosa mensagem atrás transcrita!

----------

À laia de meia conclusão, porque ainda não tenho nada resolvido:

- passei a manhã ao telefone (gastei dinheiro em telefonemas e não produzi nada);
- ocupei, pelo menos, 3 pessoas diferentes, com uma questão que não lhes dizia respeito - o que se transforma em "não produção" da parte deles, logo em recusrsos mal aproveitados;
- Vou ter que me deslocar a uma repartição de finanças para pagar o bem dito do documento - logo, gastar combustível, pagar parque, sair do trabalho em horário de expediente - logo, poluir, consumir recursos e, mais uma vez, não produzir nada no meu local de trabalho!;
- A pessoa que deu ordem ao computador para emitir a referência multibanco produziu com erro, logo, não produziu - o que implica uma "sobrecarga" de produção num qualquer outro colega, levando isto a duplicação de trabalho - trabalho ineficiente, logo "não produção".

Se eu, ao menos, soubesse fazer contas, já deviam estar aqui umas quantas centenas de euros. Se multiplicarmos isto por mais alguns contribuintes.....

E porquê isto tudo? Porque sou daquelas pessoas que não se cala! Sim, porque isto não é só criticar e depois, quando nos bate à porta, comer e calar! Não! E, terminada esta história, vai haver lugar a reclamação no livrinho criado para o efeito e mais carta registada com aviso de recepção! Pode não dar em nada, é o desfecho mais provável, mas, ao menos, fico de consciência tranquila, porque fiz aquilo que estava ao meu alcance para diminuir a inépcia desta coisa a que alguém chama país!

13 Comments:

At 1:22 PM, Blogger just me said...

E quem escreve assim não é gago!!!!
Muito bem!
Eu, não me posso queixar! Nunca tive problema nenhum com as finanças!

 
At 2:01 PM, Blogger Humor Negro said...

Eu ando a ser perseguido desde há 4 anos por esses javardos filhos de um comboio atestados de meretrizes escorbúticas e herpianas! Depois de 3 anos a tentarem congelar-me contas e ordenados afirmando que eu lhes devia 4.000 contos, para depois sumariamente dizerem que se enganaram (e ainda continua à epera que me devolvam o dinheiro dos descantos desde então), voltaram à carga há um mês atrás, exactamente com a mesma história. É que mudei de repartição fiscal e como eles não comunicam entre si, eu continuo a dever 4.000 contos ao estado. EStou a equacionar visitar esta nova repartição com uma caçadeira de canos serrados ou com uma LAW (light armoured weapon). A LAW faz mais estragos, mas a caçadeira está mais de acordo com a cultura nacional.

 
At 2:39 PM, Blogger Patioba said...

Just me, apetecia-me dizer, em tom de brincadeira, claro, que, se não tens problemas com as finanças é porque não pagas impostos ;)

 
At 2:42 PM, Blogger Patioba said...

Humor, face à tua história, queixo-me eu de quê...... de qualquer forma, quieta é que não resolvo nada!

Quanto à LAW, nunca me tinha sido apresentada, mas, até pelo nome, acho que confere alguma seriedade a quem a transportar... acho que vou comprar uma numa qualquer AUGI (um bairro clandestino com um novo nome!) :D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

 
At 2:49 PM, Blogger just me said...

Não é que não me apeteça, não pagar impostos, mas a verdade é essa! A mim nunca me melgaram!
Mas de facto já se percebeu que quando melgam, só fazem asneira!

 
At 3:42 PM, Blogger Patioba said...

Dá-te por satisfeita! Um dia, infelizmente, vai sair-te na rifa.... :(

 
At 3:56 PM, Blogger Platero said...

Olha, o meu problema é outro, paguei um imposto de Sisa em duplicado, já recebi uma declaração a dizer que sim senhor, me devem dinheiro e que podemos fazer um encontro de contas no pagamento de impostos.

Pois de cada vez que tenho de pagar impostos e levo a declaração, dizem-me que é muito complicado e que o melhor é pagar o imposto que depois eles me devolverão o que lá tem a mais.

Estou à espera há 5 anos!!!

 
At 4:45 PM, Blogger Mushu said...

Para esse teu problema eu conheço uma óptima solução: arranja um contabilista e não precisas de te preocupar. ;)

 
At 4:47 PM, Blogger Patioba said...

Platero, bem vindo!

Bem, estou a ver que se criasse um blog só com reclamações de finanças tinha sucesso garantido!

Quanto ao seu caso, o que mais chateia é que, quando finalmente chegarem a devolver o dinheiro, se tiver a ousadia de falar em "juros" ainda se riem na sua cara!

 
At 4:48 PM, Blogger Patioba said...

Mushu, já voltaste! E para quando a posta???? Já estou farta de espreitar ao postigo e nada! Continua o sol, lindo ;)....

 
At 6:09 PM, Blogger Platero said...

Vou cá voltar e vou linkar no meu, obrigado pelas boas vindas.

 
At 2:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Ui senhores... são tramados os gajos, e só por causa disto acho que estou a precisar de ferias novamente!
Ate breve, outra vez!

 
At 2:54 PM, Blogger 39 said...

Eu tb me enervo imenso com situações semelhantes às que descreves. O conselho que te dou não me serve, mas vamos lá: respira fundo... Pode ser que ajude a não te enervares tanto. Mas claro, mesmo calminha não deixes de fazer o que tens em mente!
Beijocas, muitas e grandes!!!!

 

Postar um comentário

<< Home