Patioba: “Qualquer semelhança é pura realidade”, episódio 2 de N

terça-feira, agosto 09, 2005

“Qualquer semelhança é pura realidade”, episódio 2 de N

Domingos estava atónito. Augusto tinha subtraído à sua carteira todo o dinheiro lá existente. Ainda por cima, com o descaramento de deixar aquele bilhetinho, ali, ao lado da Pierre Cardine da Feira de Odivelas dizendo tão somente: “Desculpa, mano, mas os amigos são para as ocasiões”.
Domingos não teve alternativa se não ir trabalhar assim mesmo. A caminho da oficina fazia uma paragem no multibanco. Mas, Augusto não perdia pela demora. À noite, quando chegasse a casa, iria dar-lhe umas quantas berlaitadas e galhetas.

Infelizmente, não seria nessa noite, nem na seguinte. Augusto não dormiu em casa até o dinheiro se acabar. Quando regressa, naquela sexta-feira à noite, Domingos já está pelos cabelos. Na carteira tinha o dinheiro dos ganchos do fim de semana, o que lhe daria para comprar mais umas velas e uns pistons e outros que tais, para desenrascar alguém em pós-laboral e , assim, juntar uns cobres ao magro ordenado de mecânico numa marca conhecida.

Mal Augusto tenta articular um singelo “boa noite”, já Domingos avança, qual cão raivoso, na sua direcção, com o linguajar igual ao da mãezinha querida, que isto quem sai aos seus....:

- Ó seu ganda c####, (está melhor assim, Asterisco?) atão não sabias pedir-me o dinheiro?
- Qual dinheiro? Mas tu tás-te a passar ou quê?
, pergunta Augusto.
Quase a aviar-lhe dois bofetões bem pespegados, que homem que é homem não se fica e macho que é macho resolve tudo com conta (uns quantos), peso (3 ou 4 quilitos) e medida (de uma mão fechada ou um pontapé lá para os lados do planeamento familiar!), Domingos continua a esgrimir argumentos com o irmão. Muita parra e pouca uva, apanágio, também da latinidade do macho, acabam por chegar à conclusão que Augusto estava a passar por mais uma daquelas crises.

As crises, diagnosticadas pelo médico de família, uma espécie de curandeiro para todos os males, era de epilepsia. Ainda que Augusto nunca tivesse demonstrado qualquer sintoma daquela doença. De qualquer modo, como o Adelino, o médico, disse, é verdade absoluta e não se procura segunda opinião, que isso só ia baralhar mais a cabeça do coitadito do Augusto, já para não falar da Almerinda, que para ela o que diz o Adelino é lei e do Serafim, que ainda não se conseguiu convencer que o seu próprio pai não foi desta para melhor por ter consultado um médico. Tivesse ele, o sogro, uma jóia de senhor, ido ao endireita, um veterinário com dons de alquimista, e ainda hoje cá estaria, pensa muitas vezes a Almerinda.

Voltando, então, ao assunto do episódio de hoje, o desvio de dinheiro do Augusto foi perdoado, porque o rapaz não estava nele, como explica a Almerinda, e o assunto trancado a sete chaves, naquela gaveta onde já estão outros episódios desta crise, como aquele em que Augusto vai à discoteca com o blusão de cabedal do Miguel e o deixa lá, como forma de pagamento, ou aquele outro em que o Augusto, muito afectado pela doença, apresenta à família a Cátia, um homemzarrão, de peruca loira, “boa como o milho”, nas suas doutas palavras! Tudo trancado!

13 Comments:

At 9:52 AM, Blogger Oumun said...

Ai que isto é muita personagem nova para esta hora da manhã!!!!

O Augusto é entao pai da Almerinda????

;)

 
At 11:06 AM, Blogger Patioba said...

AHAHAHAHA não!!!!!! O Augusto, o Miguel, o Domingos e o Xico são filhos da Almerinda e do Serafim! ;)

 
At 11:06 AM, Blogger Humor Negro said...

Realmente a epilepsia faz muito mal às pessoas. Principalmente quando é da pura.

 
At 11:38 AM, Blogger just me said...

Cosa ma linda!!!!!!!!!!!!!
Fico a aguardar ansiosamente por mais episódios!!!!
Agora queria saber se posso fazer um copy/paste destes textos para word??? Para quando chegar ao fim ficar com a novela completa???
May I?

 
At 12:02 PM, Blogger Patioba said...

Humor, achas????? Ele lá era rapazito para se meter nisso....... ;)

Just me, a novela completa vai estar sempre online no separador na barra lateral, que criei especialmente para o efeito e com os episódios numerados, para facilitar a consulta. Também tive o cuidado de arranjar uma ilustração..... que me pareceu a cereja no cimo do bolo ;)Entretanto dei cabo do template, mas isso já são outros episódios...

De qualquer forma, os episódios serão independentes uns dos outros. Apenas os personagens podem, ou não, estar presentes.

Em querendo, podes, naturalmente, passar para o word... que seja "para consumo no estabelecimento" No entanto... não sei se a novela algum dia terá fim.... ou se terá "O" fim....

 
At 12:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!
I have a Photography site/blog. It pretty much covers Photography related stuff.
Come and check it out if you get time :-)

 
At 12:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Para além de já ser bom de conteúdo, agora até formalmente está à maneirex.
Sissssenhora.

 
At 12:10 PM, Blogger Anna^ said...

ahahahahahahah estou a adorar o "filme"...faxavôr de me reservar a cadeira prá sessão de amanhã :)
Tens a certeza de q é epilepsia???N será antes artrose neurovegetativa?? :D

bjokas e um bom dia ":o)

 
At 12:12 PM, Blogger Patioba said...

Anonymous, I wonder how you can read my blog..... but, whatever... this is just me... wondering....

Asterisco.... presumo que o Cardinal tenha sido a receita de sucesso :D:D:D:D:D:D:D

 
At 1:49 PM, Blogger just me said...

Raios, não consigo ver a fotografia!!!!!!
Vou ver se consigo ver depois em casa!
Bom, mas o que interessa é que estes textos prometem, com ou sem fim!

 
At 3:49 PM, Blogger Oumun said...

MAs isto está a subir de nível está já se fala estrangeiro aqui e tudo!!

Pois já confirmei que os nomes estavam lá todos expilicadinhos no primeiro capitulo ...isto são as costelas alentejanas que não tenho a falarem "mai alto" .

Pois olha sabes que mais a culpa é do presidente da "Cambrã" com algume me dizia ontem

 
At 2:19 AM, Blogger Indibiduo said...

hehe, espero que o Domingos não leia isto...

 
At 9:40 AM, Blogger Patioba said...

Tu não me digas que conheces o Domingos??? :D:D:D:D:D:D:D:D Se soubesse, não tinha posto a fotografia.... :D:D:D:D:D:D:D

 

Postar um comentário

<< Home