Patioba: Um sotão, com vista sobre a planície

segunda-feira, agosto 22, 2005

Um sotão, com vista sobre a planície

Há sonhos que nunca chegamos a realizar. Há uns que deixam de fazer sentido, por isso, perdem o estatuto. Depois, há outros que guardamos para mais tarde. Esses, sim, temos que concretizar.

Na minha gaveta dos sonhos está um, prestes a tornar-se realidade: um quarto, no sótão, com vista, até onde a vista alcance.

E, porque “o Homem sonha, a obra nasce”, mas alguém tem que a fazer.... recebi, no sábado, mais um empresa para avaliação do local e orçamento.

Fui logo avisando que sabia concretamente aquilo que queria, não fosse dar-se o caso, como sucedeu anteriormente, de a minha ideia ser transformada em 15 mil contos de obra, parte deles desviados para uma casa de banho completamente construída em mármore, estilo Art Nouveau, que, apesar de o orçamentista ter visitado a minha modesta casita e ter reparado que o mármore não fazia, de todo, o meu género, insistiu em projectar.

A certa altura, ao explicar, como queria a minha pérgola (um
exemplo, para quem não sabe o que é), recebo uma careta. Uma valente e monumental cara feia do Exmo. Senhor Pato Bravo que me vai dar o orçamento.

Porque aquilo que eu queria (pilares em alvenaria, estrutura superior em madeira) ficava FEIO, que se a casa fosse dele faria tudo em madeira. Expliquei ao senhor que as madeiras de exterior são exóticas e nada me garantia que não fossem, clandestinamente, cortadas da Amazónia, por isso queria eliminar, ao máximo, as madeiras. Que não, que as madeiras dele vinham da Alemanha e que ficava feio aquilo que eu queria e mais umas caretas e que se fosse dele..... até que fui obrigada a perguntar-lhe se conseguia fazer a obra, mesmo se esteticamente não estivesse de acordo. Descansei. Disse-me que sim.

Mais à frente, um novo reparo. Deve ter percebido pelo meu arregalar de olhos que estava, talvez, a alongar-se, mas, mesmo assim, continuou, embora numa versão mais light. A verdade é que continuou. Estava eu quase a dizer-lhe o que pensava dos proprietários de Mercedes, nomeadamente daqueles que, para além da falta de gosto de ter a viatura ainda lhe pespegam com fitinhas de tule, e as deixam ficar, passado o casamento, quando ele rematou o raciocínio com um brilhante “gostos não se discutem”.

Safou-se!

Hoje, vou ao escritório dele, ver trabalhos que fez, relacionados com aquilo que eu quero. A avaliar pela pinta dele...... presumo que vá encontrar uma pérgola com uns leões, ou águias e uns quantos de dourados, aqui e ali.....

E como gostos não se discutem, vou ter que dizer que sim, muito giro, mas preferia nos moldes em que indiquei, se não se importar, frase acompanhada do sorriso 35, o mesmo é dizer, ó burgesso, só te pago para me dares opiniões sobre a qualidade dos materiais.....

13 Comments:

At 4:15 PM, Blogger just me said...

Bem, nem me fales em obras e em patos bravos que eu começo aqui a cuspir-me toda!!!!!
Comprámos uma casita, ou melhor um apartment, ao quel resolvemos fazer um face-lift! Nada de especial, tudo coisas simples!
O ex.mo disse que era o máximo 1 mês, na pior das hipótese 1 mês e meio! Se eu disser que o ex.mo ficou lá 7 meses e mesmo assim entregou-me a casa cheia de defeitos não estou a exagerar!!!!!
Por isto, gabo-te a coragem!!! Mas força porque o resultado final, normalmente, vale a pena!!!!!!!

 
At 4:24 PM, Blogger B-Good said...

ó pá, eu cá até acho q, conhecendo a casa, as águias, d preferência em dórado, ficavam a matar!

 
At 4:33 PM, Blogger Patioba said...

Just me... acalma-te..... :D:D:D:D

Já me preparei para essa parte.... se bem que acho que nunca estamos totalmente preprados.....

Tem uma vantagem, terei assunto para bloggar, coisa que nos últimos tempos me tem faltado.....

 
At 4:33 PM, Blogger Patioba said...

B- good, faria concorrência aos leões do vizinho do lado..... :D:D:D:D:D:D:D

 
At 5:19 PM, Blogger Papo-seco said...

Vou desde já pedindo desculpa pelas minhas opiniões

mas acho que é de muito mau tom querer e mesmo intentar contrariar o bem gosto do construtor civil de Mercedes e fitinha de passado casamento

Quantas e quantas maisons não foram já retratadas admiradas e motivo de inveja de quem folheia as revistas da especialidade como a Mulher Moderna a Nova Gente a Crónica e Bordados ou mesmo a Bolos sem Açúcar?

E não foram muitas delas idealizadas e concebidas por esses profetas da modernidade e do bom gosto? E quantas vezes não o foram contrariando o objectivo inicial do seu proprietário?

Não é uma missão a destes profetas do futuro de idêntica profundidade e importância só comparável com Os Meninos de Deus?

Quantos e quantos infiéis não achavam que a felicidade estava no prazer carnal até que tomaram conhecimento através desses mensageiros da fé que contrariando a opinião daqueles que lhes abriram as portas e só nessa altura puderam verificar que a felicidade está no jejum e no dízimo?

Antes de contrariar um construtor civil deve-se meter a mão na consciência e perguntar – Meu deus estarei eu a agir correctamente?

 
At 5:26 PM, Blogger Patioba said...

Papo-seco.... obrigada! Fizeste-me ver a luz! Eu, que estava perdida do rebanho e vivia infeliz, finalmente encontrei o sentido para a vida! Eternamente grata! Aceitarei, sem questionar, todas as sugestões do Senhor Pato Bravo, como se de ordens divinas se tratasse..... :D:D:D:D:D:D

 
At 5:47 PM, Blogger peciscas said...

Não me fales em obras, empreireiros, etc.
São aldrabões, nunca cumprem prazos, são careiros e deixam o serviço mal feito!

 
At 5:48 PM, Blogger Patioba said...

Gosto da forma como vocês me dão alento..... :D:D:D:D:D:D

 
At 6:33 PM, Blogger Platero said...

POr acaso acabei no mês passado umas obras numa casa de campo e o meu mestre de obras só se atrasou uns meses mas o orçamento final não aumentou (também eu não deixei)!

Para a pérgula podes fazer as colunas em Tronco de eucalipto ou em alvenaria de tijolo (se fôr uma cas rústica podes revestir a pedra - escolhendo conforme a região do país)e as traves em pinho nórdico tratado em autoclave e assim não tens problemas de consciência relativamente à floresta tropical.

 
At 6:36 PM, Blogger 39 said...

A maioria é assim mesmo: Eles é que sabem! Acreditam nisto, fazer o quê?!?

 
At 8:56 AM, Blogger 1entre1000's said...

pronto já que se fala aqui de construções desconstruções e outras potrefacções... vou contar uma coisa q vi no passado fim de semana e me deixou completamente boque aberta com a "sensibilidade" estética de certas pessoas... estava eu na casa de um familiar, quando olho para o jardim do lado e vi, que para alem de uma série de exemplares de fauna inerte em pedra tinham acrescentado um dito banquinho no dito jardim, só que o banquinho até já vinha aprovisionado de ocupantes!!! Então ali estava nada mais nada menos que um banquinho de jardim de gesso com um casalinho de gesso tambem a descansar!!!

 
At 9:41 AM, Blogger Patioba said...

Aiiiiiiiiiiiiiiiiii...... que lindo! E algum deles fazia um xixizito para um lago?????? :D:D:D:D:D

 
At 12:27 PM, Blogger 1entre1000's said...

ai nao... este nao era desses anjinhos com infecção urinaria. mas é uma ideia a propor ao proprietário daquele jardim numa proxima oportunidade... pelo estilo vai adorar de certeza!!!!

 

Postar um comentário

<< Home