Patioba: “Qualquer semelhança é pura realidade”, episódio 5 de N

quarta-feira, agosto 24, 2005

“Qualquer semelhança é pura realidade”, episódio 5 de N

A família Lopes vestiu os seus melhores trapinhos e encaminhou-se para a igreja. Era o baptizado do Sebastião, o único filho do Manel, irmão da Almerinda.

Todos compenetrados, lá tentaram dar alguma atenção ao que o Senhor Prior dizia. Em vão. Completamente em vão. Porque, quando o momento obrigava a seriedade, a família da Almerinda não aguentava a pressão e explodia em sonoras gargalhadas, com ou sem motivo.

Depois de um reparo ou outro do padre, acolhida a criança no reino de Deus, a cerimónia lá terminou e foram todos para o repasto, na Quinta da Família, nome carinhoso atribuído ao barracão clandestino do Rolim, marido da Cinda, irmã mais velha da Almerinda.

Corria tudo bem. Muito vinho, muita comida, animação. Música a condizer. Estavam todos felizes. Estas reuniões eram, sempre, motivo de grande gáudio para todos.
Eis, senão quando, já a meio da tarde, o Augusto entra, porta dentro, com a Cátia, a loiraça, apresentada no episódio 2. A tal, que, aos olhos de Augusto, muito afectado pela doença, era boa como o milho, apesar de, para todos os outros ser nada mais nada menos que um travesti com peruca loira.

Ainda nem Augusto tinha acabado de apresentar a Cátia aos parentes, já a Rosa e a Cinda, irmãs de Almerinda, estavam a atirar croquetes e rissóis à criatura. Diziam, à boca pequena e lavadas em lágrimas de tanto rir: “aquele c*** está a gozar com a nossa cara. Atão não se vê que é um gajo, o filho da p****” e lá continuavam, a disparar iguarias na sua direcção, aguardando, apenas, que Serafim deixasse de fazer sala à pequena para se engalfinharem com ela, aplicarem-lhe um valente enxerto de porrada, descobrindo-lhe, desta forma, a careca, o mesmo é dizer, repôr a verdade dos factos.

Entretanto, Serafim, comprovado macho, perante tamanhas saliências no peito da moça, ficou com a visão turva e continuava, entusiasmado, a sua amena conversa com Cátia.

Manel, já impaciente, convida Cátia para dançar, tendo, antes, prometido às irmãs que apalpava o órgão reprodutor da criatura, por forma a comprovar a sua masculinidade. Apalpão ao qual se seguiriam, naturalmente, monumentais bordoadas, ou não estivessem todos já de mangas arregaçadas.

Cátia, até então distraída, no momento em que é convidada para dançar apercebe-se do cozinhado, avisa Augusto que se vai retirar e desaparece, qual cinderela.

Miguel, visivelmente preocupado com o irmão, tenta fazer-lhe ver a luz, explicando-lhe que a Cátia era um homem, que todos tinham reparado nisso menos ele, facto que o colocava numa situação embaraçosa.

A conversa prolongou-se por horas, com Miguel e Augusto a esgrimirem, cada um, os seus argumentos. A coisa até parecia estar a funcionar. Miguel já pensava que o irmão lhe dava ouvidos e tinha reconhecido o erro quando Augusto remata com a mais deslavada mentira, dando a ideia que já teria havido algumas intimidades entre os dois e que a mocita até se tinha saído bem. Miguel desistiu, desesperado pelo avanço da doença de Augusto...

20 Comments:

At 12:20 PM, Blogger maresia said...

não percebi nada e, para mim, isso é o mesmo que perceber tudo. gosto de saber que há uma família inteira que sofre do mesmo mal que eu, rir das situações mais graves e sérias....

 
At 12:30 PM, Blogger Patioba said...

Maresia, só posso aconselhar-te, se quiseres, claro, a leres os episódios para trás, que podes encontrar na barra lateral.....

 
At 12:50 PM, Blogger Cristina said...

:D

Perfito, este 5º episodio de N! lolol

(conta-me só a mim: a Cátia é mesmo um gaijo???)

 
At 12:51 PM, Blogger Patioba said...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Sei o mesmo que tu..... ;)

 
At 2:06 PM, Blogger just me said...

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Obrigada por mais estes momentes deliciosos!!!!!!
(continuo a compilar os textos!)

 
At 2:20 PM, Blogger Papo-seco said...

Eu cá acho, que quem devia compilar os textos era a Cátia.

Assim como assim, como dizer...
bom, talvez com o correr dos próximos textos mude de opinião, mas para já acho que é a Cátia a mais apetrechada para o efeito

 
At 2:41 PM, Blogger Patioba said...

Just me, sempre às ordens.... assim a imaginação o permita!

Papo-seco, tens razão, a Cátia é que devia compilar ;) :D:D:D:D:D Só que tenho a sensação que ela não volta a aparecer, porque não deixou nenhum sapatinho para trás..... ;)

 
At 3:46 PM, Blogger Humor Negro said...

A Cátia faz-me lembrar o filho do Néné.

 
At 3:57 PM, Blogger Patioba said...

AHAHAHAHAHAHAHAHA, bem visto, Humor! ;)

Mas, juro, que a inspiração não veio daí! Aliás, a inspiração é mesmo o macho latino, em toda a sua plenitide..... ;)

 
At 4:53 PM, Blogger Inha said...

O macho latino não quer ver, ou não quer que os outros vejam?...

Até que enfim pude vir ao teu canto...mas isto vai precisar de mais 'calma'.Tu sabes... bjs

 
At 4:55 PM, Blogger Humor Negro said...

Obrigado pela dica, Patioba.
Pelo que vi não há nada que me ensine a escrever em Mirandês, mas ainda assim é interessante de ver as nuances. ;-)

 
At 4:58 PM, Blogger Patioba said...

Inha, bem vinda! As visitas são sempre à medida do possível ;)

 
At 5:12 PM, Blogger Patioba said...

Humor...... então??????? No canto superior direito clicas em Convenção Ortográfica. Na nova janela vais ao índice e, por fim, no último item do índice clicas em Amostragem Vocabular!

Antes disso tens os verbos..... não me digas que não consegues, com a tua suprema inteligência (olha a graxa!!!) construir daí um texto com meia dúzia de linhas...........

Toma lá um possível princípio: A beç que o zorro steia com a bó de saias......

 
At 5:20 PM, Blogger armando s. sousa said...

O que não faltam é Cátias, que raio de nome, por aí.
Agora o Augusto é que tem que tomar um pouco mais de cuidado, se o objectivo dele é andar com alguma mulher. Se calhar não e ele ainda vai arranjar outro travesti, lá mais para o meio da história...
Um abraço.

 
At 5:23 PM, Blogger 39 said...

Risos... hj foi dia de novela!!!

 
At 5:46 PM, Blogger 1entre1000's said...

ahhhhhhh!!!!
sinto-me como que a ler um folhetim!!!
Gosto disto...
O próximo qd estara nas bancas?

 
At 5:51 PM, Blogger Patioba said...

Armando Ésse, bem vindo. Acho que vou deixar essa dúvida no ar.... Até porque, já tenho em preparação o episódio do casamento de Augusto, com uma mulher, de facto! ;) Devaneios de juventude, vicissitudes da doença! ;)

 
At 5:52 PM, Blogger Patioba said...

1entre1000's talvez amanhã! ;)

 
At 8:18 PM, Blogger Anna^ said...

Atão a Cátia num vai fazer a "castração" como os gatos???
O raio do Augusto anda mesmo distraído...
Passo por cá amanhã pra ver as cenas do capítulo seguinte ;)

bjokas ":o)

Parabéns!!!!

 
At 1:21 AM, Blogger Platero said...

Um antigo colega da universidade que teve um "problema" semelhante e ficou tão perturbado que saiu porta fora deixando a criatura no apartamento.

 

Postar um comentário

<< Home