Patioba: Quanto <i>quieres</i> por isto, pá?

quinta-feira, julho 28, 2005

Quanto quieres por isto, pá?

O comportamento do “tuga bidonville” a fazer compras, quando em viagem de férias ao estrangeiro, é digno de um programa BBC Vida Selvagem, com a fantástica locução de Eduardo Rego, e traduzido para todas as línguas.

É compulsivo. Compra tudo quanto é recuerdo. Para a o pai, a mãe, os irmãos, a prima, os colegas, a porteira, a vizinha do 5º esquerdo e a do direito, para não haver chatices, o canário, o periquito. Todos. Compra tudo, como se não houvesse amanhã.

- Compra lá isso! Quanto é que isso custa? 300 paus? Leva lá isso. Olha, leva dois. Fica um para aquele puto da oficina que me desenrascou na semana passada com o “mija-mija” entupido.

Chega a estar às horas a regatear os preços. Que só compra se for por aquilo que quer, mesmo que esse valor seja o equivalente a uns míseros “sétimos” na nossa moeda. Fechado o negócio sente-se, inevitavelmente rei, por uma semana, no máximo 15 dias:

-Vistes como lhe dei a volta? Vendeu ou não vendeu ao preço que eu queria? Cá comigo é assim!

E, depois, vistas bem as coisas, pagou 5 “aéreos” por um fósforo já aceso, ou o que isso representa em artesanato....

Deixando a estória continuar, que isto já não tem a ver com compras, mas vai aqui lindamente....

No aeroporto, o “tuga bidonville” topa-se a léguas.

Na fila para o check-in tem 7 ou 8 sacos (onde vão os recurdos), para além das maletas Louis Vuitton, da Feira de Carcavelos, onde segue a roupita, toda quanta existisse nos armários, não fosse o diabo tecê-las: - Pele verdadeira, esta! Grande compra. E baratas.

É aquele que, alto e bom som, conta todas as aventuras dos dias passados ao casal que está à sua frente na fila mesmo que não os conheça de parte nenhuma.

É, também, aquele que refila alto e bom, aos sete ventos e outros mais que por aí soprem, quando é informado que a partida sofreu um atraso: - Ainda falam mal de Portugal! Onde é que isto já se viu! No entanto, rentabiliza a debandada geral dos restantes passageiros para se posicionar junto à porta de embarque, por forma a garantir que todos os seus preciosos recuerdos cabem nos cacifos, por cima dos 4 ou 5 bancos nas imediações do seu lugar no avião.

E, agora, batam palmas, que estamos a aterrar!

16 Comments:

At 12:42 PM, Blogger Indibiduo said...

Realmente, e a cambada de Paços de Ferreira que vai a feira de Milão? O aeroporto de Milão completamente cheio, e só se ouve a cambada de dos empresário portugueses a contar como tiraram a foto a um modelo italiano, ou a contar a noite na boiate...

 
At 3:31 PM, Blogger Humor Negro said...

ahahahahahaha tu tens jeito para a análise sociológica. gostei da designação tuga bidonville: uma espécie de labregos que falam português com a boquinha em «U».
Bem vinda de volta das tuas recorrentes férias. PALMAS!

 
At 3:37 PM, Blogger Humor Negro said...

Isto lembrou-me uma familia de tugas que apanhei uma vez na fila de controlo de fronteiras à entrada do Brasil. Estava uma fila descomunal, eram 2 da manhã, toda a gente a querer despachar-se para entrar no país para ir dormir. As funcionárias deram prioridade às pessoas que carregavam bébés. De repente do fim da fila surge uma labrega com um bébé de 13 anos a querer passar à frente de todos. Eu não a deixo passar, chamo a funcionária e explico-lhe que o bébé da senhora ou era anormal ou sobredotado. A senhora é mandada de novo para o fim da fila, levando o latagão atrás, e a protestar "Estou muito mal impressionada com o vosso país, farto-me de viajar e nunca fui tratada assim em país nenhum". A senhora tinha ar de estar a viajar de avião pela primeira vez na vida...
labregos...

 
At 3:45 PM, Blogger Patioba said...

RAM o modelo italiano era o Ferrari... não sejas má língua... ;)

Cogumelo, 10?????? Também eram para a porteira e a vizinha?

Humor,recorrentes férias é que não havia necessidade, ora bolas..... são os 25 dias a que tenho direito.... e ainda tenho uns 4 ou 5 para Outubro.... Mas, só por causa destes comentários fascistas, vou começar a dizer que vou em formação! ;)

Quanto ao Tuga.... nós gozamos, mas a verdade é que esses, apesar de minoritários (acho!), são aqueles a partir dos quais é generalizada a ideia do nosso país e do nosso povo.... Portanto, todos somos, à partida, esse Tuga.

 
At 4:26 PM, Blogger jp(JoanaPestana) said...

ah!...e afinal trouxeste-me o recuerdo ou não?!

 
At 4:31 PM, Blogger Patioba said...

Trouxe, claro que trouxe, JP! Quer dizer, eu comprei-o, mas estava naquele saco que não consegui encaixar dentro do cacifo que me estava atribuído, dentro do avião, por isso tive que o deixar no aeroporto! Mas, ainda fiz bom dinheiro! Vendi tudo a um grupo de Tugas Bidonville, mesmo de França.... !!!!! ;)

 
At 7:06 PM, Blogger sofia. said...

Mas avançando relativamente a esses tugas...
As férias foram ou não boas?
Beijoca e bem vinda

 
At 8:27 PM, Blogger just me said...

Isto de facto há alguns tugas que nos tiram do sério. A única vez que tive vergonha de ser portuguesa foi numa loja de recuerdos de um museu em Barcelona onde tive o azar de me cruzar com um grupo de conterrâneos. Posso dizer que a peixeirada era tal que eu falei inglês com a senhora da loja!
Sejas bem vinda e espero que tenhas tido umas boas férias!

 
At 8:28 PM, Blogger Indibiduo said...

Não sei se a secretária tinha rodas...hehe

 
At 8:42 PM, Anonymous Anônimo said...

heheheheheheh...lindo

 
At 10:44 PM, Blogger Oumun said...

E não é que a viajante voltou ! e ainda por cima com o humor reforçado ;)
WB um beijinho grande para ti

 
At 2:21 AM, Anonymous Anônimo said...

"-Vistes como lhe dei a volta? Vendeu ou não vendeu ao preço que eu queria? Cá comigo é assim!"

O que eu me ri com este apontamento!!!

Lol, lol, lol

Demais!
Então se vieres à feira de Barcelos...não tem nada a ver com viagens.
mas... diga-se de passagem, o Barcelense viaja muito. Portantos...

 
At 10:04 AM, Blogger robina said...

Clap, Clap, Clap :-)

Mas olha que não somos só nós, já viste alguma excursão de chineses? :-))))

 
At 4:54 PM, Anonymous Anônimo said...

E a doença do "proximismo agudo" de que frequentemente o "tuga bidonville" sofre: trata-se de achar q 3 mm é uma distância socialmente aceitável e acontece frequentemente em filas de aeroporto, pois é estimulada por eventos especiais que só acontecem 1 vez na vida a algumas pessoas, cm andar de avião, p.e. Estás numa fila..dás um passo, o tuga dá 2; consegues sentir a respiração na tua orelha, o bafo, o cheiro...se andas para a frente ultrapassas o limite q queres manter do fulano da frente.. sentes 3 fios de cabelo a prenderem-se na camisola do(a) dito(a) e é 30000 x pior do que se te pisassem. roça-te muito ao de leve no braço, na roupa (pensas: aaahhhhhhhhhhhhh). o tuga insiste, põe a bagagem ao teu lado e começas a pensar "se julgas que é por isso que vou andar mais depressa, estás tão enganado..." mas andas, claro. pq já não aguentas o cheiro, as comichões.. comigo estes encontros costumam acabar comigo a sacudir violentamente "sem querer" a mala, ou outro objecto + pesado q tenha por perto, dentro do modesto raio que defino cm meu espaço (20 ou 30 cm chegam). Este é o meu drama, provavelmente muito pessoal, das filas dos aeroportos.

 
At 12:17 AM, Blogger Cristina said...

As palmas são a parte que eu mais gosto! :)

... ai! Já cá faltavas para me fazeres rir... não imaginas a choradeira que foi para me vir embora... e agora, vou dormir sózinha! Bj bj até amanhã!

 
At 7:03 PM, Blogger Pedro Couto said...

A das palmas é muito gira:

PALMAS!

 

Postar um comentário

<< Home