Patioba: PT Primeira Vez... porque sou obrigada! ou da incompetência generalizada da Nação!

quinta-feira, março 03, 2005

PT Primeira Vez... porque sou obrigada! ou da incompetência generalizada da Nação!

Desde que tenho telemóvel, ainda no século passado...!, achei que não havia necessidade de ter um telefone fixo.

Mas, depois de ter mudado para a aldeia, comecei a questionar esta decisão, porque a captação de rede é uma tarefa cada vez mais difícil!

Ficou consideravelmente pior desde o último Natal, de tal forma que não consigo ter uma conversa do princípio ao fim numa única chamada! Então se passar um carro na estrada.... parece que leva a rede com ele...!

Face a este cenário... decidi aderir à rede fixa. Nunca se sabe quando acontece uma emergência e é necessário ligar para os bombeiros, por exemplo..., e temos que andar à procura daquele sítio exacto para conseguir ter 2 "pauzinhos" de rede.... Numa emergência ninguém tem cabeça fria para isto!

Então, toca de comprar um PT Primeira Vez, com oferta da instalação da linha telefónica e devolução do dinheiro pago pelo equipamento em chamadas. Parece um bom negócio.

Aberta a embalagem... lidos os papéis... era necessário ligar para a PT por forma a solicitar a instalação da linha.

Até aqui pacífico!

Lá telefono para os senhores... Ouço aquela papagaiada de "obrigada por ter aguardado" e blá,blá, blá... da Cassete Tipo de atendimento telefónico!

Lá vou dando os dados que me são solicitados até que o moçito me informa que deveria pagar não sei quantos euros!

Pasmei! Abri a porta ao meu lado "diabinho" e perguntei ao senhor - já em tom irónico:
- "...e esses x euros são a título de ...?"
- "... da aquisição do equipamento!"
- "Mas eu já adquiri o equipamento!"
- "Haaa, é que a senhora não me disse..."


Apeteceu-me dizer... haaa, é que o senhor não me perguntou, como fez para as restantes informações..., mas achei melhor estar calada! Restos, talvez, do espírito bahiano!

Perguntou-me ainda em que zona era para ficar instalado o telefone (sic)! Respirei fundo... primeiro pensei que estivesse a perguntar se ia ficar na cozinha, na sala ou na casa de banho....porque já lhe tinha dado a morada, mas arrisquei em repetir a morada! Acertei!

Do outro lado vem a resposta a que quem utiliza serviços públicos mais está habituado: "- então vai ter que ligar para este número..."

Lá liguei! Do outro lado pergunta-me o senhor se tenho o certificado de conformidade...?!!!??? O meu silêncio deu-lhe a entender que não fazia a mais pálida ideia do que ele estava a falar!

Calmamente o senhor explicou-me que aquele certificado era obrigatório desde 2000 e que as câmaras não podiam passar licenças de habitação sem eles, de acordo com o estipulado pelo DL 59/2000, de 19 de Abril!

Caso não tenha o dito certificado, deverei pagar 40,46€ à PT para a sua emissão, ou pedir a outra entidade para o fazer! ACHO QUE ESTE VALOR JÁ TEM IVA!

Pus-me, então, a fazer contas de cabeça... - ora, 2000... fiz a escritura em 2002..., talvez um ano para construção... de certeza que já tinha o bendito certificado!

Toca de ligar ao construtor.... que não sabia, que ligou ao electricista..., que disse que não tinha! mas, que me fazia essa vistoria rapidamente, se eu quisesse!

O que me apetecia fazer: dizer à PT para fazer a bem dita da vistoria, imputar os custos ao construtor e apresentar uma reclamação à Câmara, atestando a sua incompetência!

O que vou fazer: pagar a vistoria, esperar que me instalem a linha e ansiar que não aconteça mais nenhum improvável!

E agora perguntou eu... se a Câmara lá do sítio deveria ter exigido a vistoria e o dito certificado para passar a licença de habitação porque raio não o fez???

Acima de tudo, o que me espanta é a propriedade com que afirmamos as características de 3º Mundo de outros países!

Por vezes, deveríamos olhar mais para o umbigo nacional, ao invés de o escondermos com as camisolas dos euro's e das expo's e do raio que parta a mentalidade pequenina deste país que me cansa!

Quando for "grande" quero sair daqui!

6 Comments:

At 10:43 AM, Blogger sofia. said...

Sobre câmaras e incompetências eu já nem me pronuncio...

 
At 2:29 PM, Blogger Mãe Babada said...

ADORO O Teu Blog!
Fiquei Fã!
Bjos
Sandra

www.mae-e-mae.blogspot.com

 
At 3:11 PM, Blogger Humor Negro said...

As cenas que eu já tive com a PT davam para lhes dedicar um blog... a última foi a de insistirem cobrar assinatura de um telefone que eu não tinha. Há muitos anos que não sei o que é PT e agora com o Clix 8MB (que tem uma linha fixa sem assinatura mensal) acabou de vez o império PT lá em casa.

 
At 3:35 PM, Blogger Oumun said...

Xiiii....que isto vai de mal a pior , mais umas dessas e precisas de férias outra vez... eu detesto ter de lidar com esses serviços públicos , são uns incompetentes e por vezes parecem que têm uma cassete e que só conseguem ver para a frente... Isto é mesmo a Républica das Bananas o maior problema é que hoje em dia ninguém é responsabilizado por nada e quem paga sempre são os mesmos!

 
At 3:43 PM, Blogger Patioba said...

E já tenho o 1º update...!

O que mais virá por aí!

Humor, como é que eu faço isso do Clix com linha telefónica e tudo...please....help...!!!!!

Ó senhores da PT esperem aí que talvez já vos mande dar uma curva! ;)))))

 
At 8:18 PM, Blogger RUMODIGITAL said...

"Acima de tudo, o que me espanta é a propriedade com que afirmamos as características de 3º Mundo de outros países!"

Adorei esta parte!!! Também me questiono muito acerca disso!!!

 

Postar um comentário

<< Home