Patioba: Ó pá....., ó pá.... eu nem sei como dizer isto.....

segunda-feira, abril 10, 2006

Ó pá....., ó pá.... eu nem sei como dizer isto.....

Ok, Portugal não é um paraíso! Mas, a avaliar pelas redondezas, até nem estamos assim tão mal! Sim, é claro que podíamos estar melhor, mas.... temos que ir fazendo à nossa medida....pequeninos.....

Por exemplo, podíamos importar coisas de outros países, que sabemos que funcionam. Sem perder muito tempo em viagens e aeroportos, vamos, num instantinho aqui ao lado ao Luxemburgo. Aquele país, ainda mais pequeno do que nós, tem uma carga fiscal muito menor, dá mais assistência social aos residentes, cuidados médicos de luxo, mesmo no estado. Claro que, para se conseguir chegar a este ponto de equilíbrio, é necessário um povo que trabalhe e seja cumpridor. Não há fuga aos impostos, derrapagens orçamentais em obras e empreitadas e tudo o mais que consigam imaginar e que esteja dentro do conceito de “país”.

Ora, voltando ao princípio, se está provado que este modelo funciona, podíamos importá-lo e aplicá-lo cá. E nem se pode utilizar o argumento de que a culpa é dos portugueses, porque, como tão bem sabem, o Luxemburgo foi praticamente tomado de assalto por nós! Ou seja, nós, portugueses, conseguimos. Mas só às vezes.

E, agora, lá vem aquela altura em que NÃO CONSEGUIMOS! Refiro-me à nova lei do tabaco que está aí prestes a entrar em acção. Ok, o fumo do cigarro incomoda. Detesto estar a comer com o fumo do vizinho em cima de mim! Ok, o fumo do cigarro faz mal à saúde e os passivos não têm que sofrer com os vícios alheios! Tudo verdade! Mas, daí a copiarmos o modelo americano...... quer dizer, não tarda o fumador é considerado um criminoso, que só pode fumar às escondidas, em becos escuros, onde o cheiro a urina disfarce o cheiro a tabaco!

Se pensarmos na quantidade de químicos que existem no ar que respiramos, nos legumes que comemos e que cresceram em dois dias, injectados com nada mais, nada menos, que químicos, já para não falar das vacas, porcos, galinhas e o peixinho... de “aquário”.... uma maravilha....... vende saúde.....

Isto não parece uma caça às bruxas? Mas será que não há nada mais importante para tratar, como o desmantelamento da PJ, por exemplo????????