Patioba: Mas porque é que neste país todos acham que são jornalistas?

terça-feira, maio 17, 2005

Mas porque é que neste país todos acham que são jornalistas?

É que dá-me cá uma volta ao estômago!!!!!

Ser jornalista não é escrever sem erros!

Há regras!

Atiram-me para cima da mesa aquilo que deveria ser um boletim informativo, para o qual enviei os textos daquilo que me dizia respeito - COM RESPEITO PELAS REGRAS DO JORNALISMO.

E agora, depois de uma qualquer empresa GRÁFICA fazer aquilo que eles chamam de "uniformização de conteúdos" só vejo asneiras!

Bolas... vão fazer um cursinho no Cenjor, ao menos isso! Ahh, não sabem o que é? Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Aquilo é bom! A sério!

REGRA NÚMERO UM: O PRIMEIRO PARÁGRAFO É O LEAD E TEM QUE DIZER TUDO!

REGRA NÚMERO DOIS: no jornalismo escrito NUNCA SE COMEÇA UMA NOTÍCIA COM UM VERBO! Nunca! Logo, começar por "Tendo em vista a redução....." não é um bom começo!

REGRA NÚMERO TRÊS: NÃO UTILIZAR BENGALAS de linguagem! Logo, "Recorde-se que..." não se utiliza! O leitor não é obrigado a recordar-se de nada! O jornalista está lá para informar!, não para dizer que o leitor já se tinha esquecido que, há não sei quantos dias atrás, eventualmente, terá lido ou ouvido qualquer coisa sobre o assunto em causa!

E, agora, vou eu emendar o quê? Alguém me explica? Eu mandei tudo direitinho! Agora devolvem-me para corrigir.... só podem estar a gozar comigo, certo? Ora pois que se for corrigir volto a mandar aquilo que inicialmente tinha feito......

Mas que raio de terra esta em que todos acham que sabem fazer tudo!

E faço o quê com a porcaria de textos que tenho em cima da mesa????? Alguém me explica?????

Anseio pelo dia em que o público passe a privado e as pessoas sejam chamadas a assumir responsabilidade pelos seus actos!

É que já nem me apetece fazer mais nada!

GREVE DE ZELO, era o que me apetecia fazer agora! Irra!

5 Comments:

At 2:10 PM, Blogger Oumun said...

A "xinhorita" recorda-se de quando estava bem dispostinha ? ;)

hehehehehehe

Olha que se a greve de zelo pega moda ficamos todos em casa ;)

Mas tens razão um dos problemas é porque toda a gente acha que percebe de tudo especialmente nessas áreas e depois é o que se vê ;)

beijocas

 
At 2:12 PM, Blogger Patioba said...

Mas eu não estou mal disposta!... ;)

 
At 2:20 PM, Blogger Humor Negro said...

Queixume... ;-)
(algumas regras jornalísticas são estranhas...)

 
At 2:23 PM, Blogger Patioba said...

Humor... queixume?????? Mas agora viraste para esse lado????? Não é queixume... é constatação!

As regras são para cumprir, estranhas ou não! :)

 
At 3:30 PM, Blogger sofia. said...

Neste país a regra que parece prevalecer é o típico "eu é que sei"
Manda-lhes o texto original, com uma nota a dizer corrigido, e em anexo esse, tal e qual como o enviaram - se eles é que sabem, eles que decidam - é como quem os manda para as urtigas
Beijoca

 

Postar um comentário

<< Home