Patioba: “Pessoal..... e Transmissível” a Entrevista, como ela deve ser!

quarta-feira, abril 13, 2005

“Pessoal..... e Transmissível” a Entrevista, como ela deve ser!

Ouço, sempre que posso, este programa da TSF.

Carlos Vaz Marques entrevista pessoas ..... Talvez seja ridícula esta expressão... ”entrevista pessoas”, uma redundância, mas é isso mesmo.... porque a entrevista é humana, serena.... é quase o encontro de íntimos.
Mesmo sabendo as pessoas num estúdio de rádio...... podemos deixar-nos levar pela imaginação.....

E fico sempre com pena quando acaba... apetece-me mais!

Ontem, em particular, apeteceu-me muito mais.

Chegou a apetecer-me sentar naquela mesa, pedir um chá de jasmim, acender uma chicha (cachimbo árabe) e ficar ali, a conversar com Carlos Vaz Marques e Amina Alaoui..... sentir os odores árabes, relembrando as cores das especiarias, dos mercados, os tecidos das roupas longas, ondulando ao vento quente... até que a voz, na mesquita, proferisse o chamamento para a oração..... aquelas palavras míticas.... Allah u Akbar (Deus é grande)..... que não encerram em si fanatismo nenhum....

Amina é cantora e investigadora marroquina ....... tem aquela voz quente e doce, característica das mulheres árabes.

A certa altura Carlos Vaz Marques comenta que actualmente há um choque de civilizações em curso no mundo.

Amina Alaoui é peremptória: Eu não penso que há um choque de civilizações. É uma grande farsa. A realidade do islão não tem nada que ver com a realidade que vivemos hoje. Que são interesses económicos disfarçados na religião...

Carlos Vaz Marques – Interesses económicos, mesmo no mundo árabe...?

Amina AlaouiSão dois bandos que querem apoderar-se do mundo e neste caso já conhecemos os dois bandos. E quem vai ser o mais forte....

Carlos Vaz Marques – Não vê, portanto, formas muito distintas de olhar o mundo, por um lado a ocidente, por outro a oriente. Não é isso que está em causa...

Amina Alaoui - O que está em causa é o petróleo, que não é ... a religião é uma desculpa. Sabem que agora que caíram todas as ideologias, o comunismo, o socialismo, o que fica? A religião. Então a religião tinha o poder de convocatória muito maior do que a ideologia política, então jogam com isso.


E que dizer da Gihad?.... Tal como explicado por Amina Alaoui o termo Gihad entrou nas nossas vidas conhecida como “guerra santa”, mas que na sua essência é um esforço no sentido da bondade, é uma reforma. A Gihad que necessita de mais esforço é a Gihad interior.

Não defendo que os árabes são todos fundamentalistas. Longe disso. Já conheço alguns países árabes, admiro a cultura, admiro as pessoas. São calorosas. Sempre andei à vontade, em qualquer dos países que visitei e, naturalmente que tinha o estigma “TURISTA” na testa – que é, também, o lugar que lhe pertence!

Mas, fico sempre comovida quando oiço falar desta cultura.... destes povos.... pela simpatia que sinto por eles, e porque no fundo, os sinto nas minhas entranhas, pelos tantos anos que por cá andaram mas, e acima de tudo, porque são tão injustiçados pela maioria de nós civilizados ocidentais que não conseguimos reconhecer e aceitar as diferenças, tentando sempre uniformizar tudo ao formato do hambúrguer e da coca-cola.....


E ontem, em particular, apeteceu-me muito mais....

E quando pus a chave à porta corri, direita à aparelhagem, e deixei os místicos sons árabes circularem por ali, envolvendo-me com as lembranças e aliviando a frustração de nada poder fazer para provar ao resto do mundo que os fundamentalistas islâmicos só estão na televisão.... e como em tudo.....são esses privilegiados que criam as imagens que temos das coisas .......

E há outros fundamentalismos...... os ideológicos.... que ninguém combate.... por serem os dominantes..... embora proferidos por invertebrados.....


------------
Pessoal.... e Transmissível
De Segunda a Sexta-feira, às 19h
TSF – 89.5 FM

10 Comments:

At 1:17 PM, Blogger Cristina said...

Eu agora é que fiquei comovida com tamanha paixão!!! Andaste a ouvir pouco o Canêdo lolol é por isso que eu sou invertebrada! ou não! ;o) :oD :oP

 
At 1:25 PM, Blogger Patioba said...

Se todos os invertebrados fossem como tu.... estavamos todos bem.....! ;)

 
At 2:07 PM, Blogger Mãe Babada said...

Oiço também sempre que posso o Carlos Vaz Marques, porque gosto da maneira como conversa com as pessoas, conseguindo quase sempre transportar-nos com ele.

Bjos gdes

Sandra

 
At 9:59 PM, Blogger Oumun said...

Acho a cultura árabe fascinante , assim como quase todas que não a ocidental vai se lá saber porque deve ser as minhas costelas desta minha misturada toda ;)
Tenho pena de nunca ter visitado nenhum país árabe... Sempre quis ir a marrocos mas nunca tive companhia :( quem sabe um dia :)
Acho que ela tem toda a razão a religião muitas vezes é utilizada como desculpa para esconder muitos outros interesses!
beijocas

 
At 11:31 PM, Blogger Ameixinha Verde said...

E eu que me revoltei e desatei a escrever e-mails quando recebi aquela estúpida chainmail em que diziam que alguém tinha dito para não beberem coca-cola do dia tal ao dia tal e que tinhamos todos de obedecer porque a pessoa era árabe e como tal, obviamente, terrorista... vejo agora aqui denegridos 2 dos meus prazeres na defesa do que também eu defendi.
Ora bolas... fogo... chega-te para lá, nem toda a gente que usa turbante ou vive em zonas com mais areia é fundamentalista nem a expansão da coca-cola e dos hamburguers é assim tão má!
Sabem tão bem... :)

 
At 9:14 AM, Blogger Patioba said...

Ameixinha, acho que não percebeste nada! Comeceip or explicar aqui, mas começou a ficar com o tamanho de um testamento.... mando-te por mail!

Oumun....talvez regressemos à Tunísia ainda este ano, se quiseres companhia..... podes levar os garotos. Na boa! Não são precisas vacinas, os hotéis têm actividades para eles ;) e a comida também não é problema, porque há comida internacional, para além da maravilhosa comida árabe! ;)

Se conseguires convencer a tua cara metade a ir e precisares de algum conselho para um roteiro.... também estás à vontade.... adoro planear férias.... nem que sejam as de outras pessoas! :)

Aiiiii, agora é que já estragámos tudo.... já só estou a pensar nas férias... vai ser difícil trabalhar, hoje!

 
At 1:08 PM, Blogger Oumun said...

obrigada pelo convite :) mas este ano vai ser dificil estou a planear uma viagem a Macau que supostamente iria incluir a Tailandia... a ver vamos... e o orçamento é curtinho para tantas viagens se bem que a vontade é enorme !!!!
Adoro viajar... só que desde que comecei a namorar com o meu respectivo deixei-me disso porque ele não gosta de andar de avião :P:P:P mas já conheço muitos lugares lindos , mais para os lados do Oriente :)
Mas adorova ir à Tunisia :)
Também adoro planear esses coisas... vamos abrir uma agência?
ehehehehhe

 
At 1:52 PM, Blogger Humor Negro said...

Fundamentalismo Islâmico e árabes confundem-se erradamente. É o mesmo que colocarmos no mesmo saco cristãos, protestantes, mormons, e todas as religiões "ocidentais".

 
At 2:11 PM, Blogger Patioba said...

Oumun..... não posso abrir uma agência de viagens...... ia logo à falência............... :) :) :)

 
At 4:31 PM, Blogger robina said...

Se quiseres ir espreitar as obras-primas já o podes fazer. Os posts são "Miss T-Shirt molhada" e "Mister T-Shirt seca" :-)

 

Postar um comentário

<< Home