Patioba: O Portugal dos <i>pequeninos</i>

segunda-feira, setembro 26, 2005

O Portugal dos pequeninos

Esta descida vertiginosa para o abismo em que o país se encontra é assustadora e, aparentemente, irreversível.

Consideremos o universo da população nacional: uns, poucos, são políticos - governam o resto é povo - governados.

Os governantes estão divididos em dois sub-grupos – poder autárquico e poder central.
No poder autárquico proliferam os semi-analfabetos, caciques que não percebem nada de gestão, planeamento, urbanismo e o que mais há para decidir neste pequeno modelo de governação. Alimentam o seu suposto poder num grupo que se destaca do povo, os construtores civis, conferindo a estes, a verdadeira dominação. Nesta relação de mutualismo, um constrói mamarrachos e o outro ganha votos.

Talvez por isso não seja de estranhar que alguns candidatos às autárquicas sejam arguidos em processos de gestão danosa, favorecimento e participação económica em negócio. Os que não são ou ainda não foram apanhados ou ainda não aprenderam o métier .
Os partidos dos quais fazem parte retiram-lhes a confiança política mas, mesmo assim, lá arranjam uns quantos construtores civis dispostos a recolhem as necessárias assinaturas, em troca da garantia de alvarás de construção de sabe-se lá o quê. Status quo mantido!
Há ainda alguns que desempenham esta tarefa com requintes de malvadez, vide Fátima Felgueiras, que regressou a Portugal como vedeta e já é candidata, gozando, por isso, de imunidade...

No poder central, aplica-se o slogan criado há uns anos, se não estou em erro pelo Bloco de Esquerda, “ Só mudam as moscas”. Quem o criou deu um tiro no pé político, mas o pé povo ganhou uma nova bojarda para atirar.
E, neste campo, parece-me que não vale a pena dizer muito mais.... temos trens de cozinha novos, em folha, de cada vez que saem uns e entram outros.

Dentro do poder central temos o mui digno lugar de Presidente da República que, apesar de meramente decorativo é bastante cobiçado pelos políticos em final de carreira.
As próximas presidenciais transformaram-se, nada mais nada menos do que numa arena para alguns políticos com mais de 35 anos tentarem derrotar o eterno tabu.....

Posto isto, sobra, então, o povo. Uma massa amorfa, na sua grande maioria, constituída por analfabetos, broncos, de pai e mãe, que, caso votem, o fazem da mesma forma que são do Benfica ou do Sporting.....

Aqueles do povo que são mais do que analfabetos começam a não estar para aturar a mentalidade pequenina dos supostos iluminados políticos e deixam, gradualmente, de ir a votos.... QUE NÃO HÁ QUEM QUEIRA TER NA CONSCIÊNCIA O PESO DE TER DADO UM VOTO, SEJA A QUEM FOR!

12 Comments:

At 11:37 AM, Blogger Rubim said...

Pois ando um bocado sem saber o que fazer nestas proximas eleições ... vai na volta vou mesmo para a praia !

bjs

 
At 12:03 PM, Blogger Patioba said...

Também já pensei nkisso, mas entre fazer parte da Abstenção ou dos Brancos.... prefiro os Brancos! Pelo menos percebem que fui lá e não votei por alguma razão.... ESPERO, CLARO! ;)

 
At 2:24 PM, Blogger robina said...

Pois, também não sei o que faça para a sopa...e a culpa deve ser dos nabos :-))))

 
At 2:29 PM, Blogger Patioba said...

Acho que as preferência vegetais não vão para o nabo... mas pronto..... o rapazito lá sabe.....

 
At 3:37 PM, Blogger mfc said...

Esta República está a estiolar por todos os lados...
É insuportável que isto dure muito mais tempo.
Renovação precisa-se, mas com a estupidez atávica do povinho, não vejo jeito disto mudar rapidamente.

 
At 4:18 PM, Blogger armando s. sousa said...

O teu texto está carregado de razão. Excepto se houvesse um grande movimento de massas, mas o povo é uma entidade burra, para votar em branco ou com uma abstenção sem precedentes é que poderia haver alguma alteração na maneira de fazer dos políticos. Esta República morreu, só não foi ainda notificada.
Um abraço.

 
At 4:45 PM, Blogger Patioba said...

Armando, para o povo fazer um movimento desses teriam que dizer que os bilhetes iam esgotar, como no concerto dos U2, ou dar uns croquetes......

 
At 7:35 PM, Blogger Freddy said...

Mas ainda pensas que alguém neste país pensa???Pão e circo...Pão e circo...

Abraço da Zona Franca

 
At 11:23 PM, Blogger Oumun said...

Por acaso acho que o slogan era da CDU .. mas não tenho a certeza...mas que a sua "essência" tem tudo a ver com a realidade do nosso "Quintal" sim porque está cada vez mais longe de ser um país, lá isso tem! Se queres que te diga acho que as próximas presidenciais vão ser melhores que o circo e ainda a lista de candidatos não vai a metade! quanto ao não vou votar como te entendo .... eu nao faço a menor ideia ....
A verdade é que a tendência é para piorar e a culpa é de todos nós um pouco ... é o deixa andar e do tão celebre "falam falam e não os vejo a fazer nada"
O nosso problema é cultural mesmo!

 
At 12:52 AM, Blogger Indibiduo said...

Já pensas-te que a incompetência que existe é por nossa culpa? Somos nós que votamos neles...

 
At 8:24 AM, Blogger Patioba said...

Sim, RAM, somos nós que votamos neles, a questão é, há alternativa para a incompetência? Não me parece.....

 
At 5:31 PM, Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

<< Home