Patioba: 05/2006

segunda-feira, maio 29, 2006

Há uns dias que sentia o chão tremer.

Ouvia as notícias com atenção, procurava nos jornais e nada. Não havia registo de sismos, tremores de terra leves ou o que quer que seja.

Sentia-se como no livro do Saramago, numa península à deriva. Mas, nem disso havia notícia. Que parvoíce, pensava. Vai lá a Península separar-se da Europa….

Afastou a ideia. Nos dias seguintes tentou não pensar no assunto e sempre que o chão
vibrava batia com os pés, um de cada vez, como que forçando-se a acreditar que a deslocação que sentia era provocada pelo seu próprio movimento.

Um dia sentiu-se a entrar numa outra história, a de D. Quixote. Para todos os lados onde olhava sentia-se observada por hélices que pareciam ter vida. Ainda ouviu o relinchar de um cavalo, mas achou que isso já seria perto demais da loucura.

Sentou-se no banco do carro, deixou a porta aberta, fechou os olhos e respirou fundo. Aquilo ia passar!, esperava.

Voltou a abrir os olhos, agora mais calma, e percebeu que estava rodeada por incontáveis e modernos moinhos de vento.



Esboçou um sorriso e pensou: afinal, a Península não vai navegar à deriva no oceano. A Península vai é voar…..

______________
Pronto, ok, a Península toda, se calhar, estou a exagerar, mas que o meu Concelho um destes dias levanta voo, pendurado nestas coisas, ai isso levanta…… Fazem lembrar guardas opressores, circundando os povoados.

Não dava mesmo para juntarem estas coisas todas num terrenozeco e pronto? Parecem cogumelos gigantes, que explodem do chão com a humidade.

Do mal o menos - vivemos de mal menor em mal menor…. Que precaridade…! Ficamos, portanto, com o mal menor. Trocamos a poluição da produção de energia eléctrica pela poluição visual que estes cogumelos opressores nos impõem, por esses montes e vales….. é tudo uma questão de prisma! Todos os males sejam este…..

segunda-feira, maio 22, 2006

Call Center!

Telefonema para um serviço de apoio a clientes:

- (…) Pretendia activar o Plano XPTO.
- Concerteza, D. Patioba, se bem entendi pretende informações sobre o Plano XPTO.
- Não, pretendo mesmo activar o Plano.
- Correcto, foi o que eu disse…..
- Ora, com o Plano XPTO poderá beneficiar blá, blá, blá …… tinha conhecimento desta informação?
- Sim, por isso é que queria activar!!!!!!!!!!!!
- Exacto! Vou, então, proceder às alterações e a D. Patioba fica, desde já, a usufruir do Plano XPTO e a DESUFRUIR do plano que tinha anteriormente!

quinta-feira, maio 18, 2006

Travessia do deserto!

Eis-me de regresso, após a longa e intensiva formação de auto-defesa na organização “Ai a Queda, Inc.”.

Não conto pormenores, porque, tal como disse antes de ir, era uma formação TOP SECRET e foi-me injectado um soro que faz soar um alarme se divulgar alguma das coisas que aprendi….. só posso fazer aplicações práticas, nada de rentabilizar os conhecimentos adquiridos e vendê-los….. é pena!

Seja como for, estou de volta! Não sem antes quase ter sido trocada por uma manada imensa de camelos. Felizmente consegui convencer o senhor que os animais lhe trariam muito mais riqueza e proveito do que a minha pessoa - tarefa difícil, pois a criatura não percebia uma palavra de inglês e tive que lhe fazer alguns desenhos, o que na areia, está bom de ver, é algo complicado, em especial se o jeito para a coisa é tão grande como o meu! Depois de muito argumentar, lá lhe mostrei que poderia carregar os camelos com mantimentos e outras cargas e se o tentasse fazer a mim apanharia uma monumental sova! Ficou convencido e deixou-me no aeroporto mais próximo!......